Uma Embaixada tem que ter base, estrutura.
Não adianta começar um trabalho sem uma preparação prévia.
Seis passos são fundamentais para a organização de uma embaixada:
1- Informar a igreja:
- Através do pastor;
- Por meio de uma embaixada vizinha;
- Por meio de um convidado especial (coordenador assossiacional, convencional)
2- Escolher os Conselheiros
3- Treinar os Conselheiros:
- Nem sempre estão prontos;
- Aquele que foi ER tem mais facilidade;
- Estudar o manual do Conselheiro;
- Obter maiores informações com Conselheiros antigos;
- Participar de cursos de reciclagem de Conselheiros ou outros cursos de liderança;
4- Providenciar local e equipamentos básicos:
- uma sala própria ou exclusiva;
- conseguir um bom armário para guardar todo material dos ER;
Materiais necessários e básicos para o inicio de uma Embaixada:
- Caderneta do Conselheiro;
- Caderneta do Secretário;
- Manual do Conselheiro;
- Manual de Postos;
- Folheto “Para ser Embaixador”.
5- Convocar os meninos:
- Toda propaganda possível (cartazes, folhetos, anúncios, etc...)
- Visita as classes ou departamentos da igreja para divulgação do trabalho.
6- Realizando as primeiras reuniões da Embaixada:
A) A Primeira reunião da Embaixada:
- O Conselheiro dirige;
- É importante a presença do pastor;
- Roteiro da 1ª reunião: devocional, apresentação dos conselheiros, falar sobre a História dos ER, seus objetivos, os ideais, significado do nome ER, atividades da Embaixada, acampamentos, esportes, excursões, serviço real, sobre camaradagem, trabalho nos postos, programas da embaixada, etc...
- Dar a palavra aos meninos para fazerem perguntas;
- Anotar os nomes dos meninos na caderneta do Conselheiro;
- Distribuir e explicar o folheto “Para ser Embaixador”
- Informar o dia e horário da próxima reunião.
- OBS: esta reunião deverá ser registrada num livro de Atas da Embaixada e da igreja. A data de organização da Embaixada pode ser a data desta 1ª reunião ou a data que tenha sido aprovada na sessão da igreja.
B) A segunda reunião da Embaixada:
- Agora o número de meninos pode variar
- Devocional;
- Arrolamento de membros;
- Ensinar os Requisitos Mínimos;
- Apresentar os Manuais de Postos;
- Falar sobre a diretoria da Embaixada;
- Escolher o nome da Embaixada;
- Decidir o locar e horário definitivo das reuniões;
C) A terceira reunião da Embaixada:
- Recrutamento;
- Se já houver número suficiente eleger a diretoria.
ESCOLHENDO O NOME DA EMBAIXADA:
- Não colocar nomes de pessoas vivas;
- Homenagear pessoas falecidas;
- Evitar nome do pastor da igreja;
- Evitar nomes longos;
- Usar nome bíblico.
OUTRAS DICAS:
- Organize o estatuto da embaixada (pág. 23 do Manual do Conselheiro);
- Ter locar fixo, horário e dias para as reuniões;
- Cada embaixada estabelece e adapta seu calendário;
- Pedir logo que organizada a embaixada, a sua Credencial. Esta credencial deve ser pedida ao DENAER.