Como fundar uma embaixada

Uma Embaixada tem que ter base, estrutura.

Não adianta começar um trabalho sem uma preparação prévia.

 

Seis passos são fundamentais para a organização de uma embaixada:

1- Informar a igreja:

  • Através do pastor;
  • Por meio de uma embaixada vizinha;
  • Por  meio de um convidado especial (coordenador assossiacional, convencional)

2- Escolher os Conselheiros

3- Treinar os Conselheiros:

  • Nem sempre estão prontos;
  • Aquele que foi ER tem mais facilidade;
  • Estudar o manual do Conselheiro;
  • Obter maiores informações com Conselheiros antigos;
  • Participar de cursos de reciclagem de Conselheiros ou outros cursos de liderança;

4- Providenciar local e equipamentos básicos:

  • uma sala própria ou exclusiva;
  • conseguir um bom armário para guardar todo material dos ER;

Materiais necessários e básicos para o inicio de uma Embaixada:

  • Caderneta do Conselheiro;
  • Caderneta do Secretário;
  • Manual do Conselheiro;
  • Manual de Postos;
  • Folheto “Para ser Embaixador”.

5- Convocar os meninos:

  • Toda propaganda possível (cartazes,  folhetos, anúncios, etc...)
  • Visita as classes ou departamentos da igreja para divulgação do trabalho.

6- Realizando as primeiras reuniões da Embaixada:

A) A Primeira reunião da Embaixada:

  • O Conselheiro dirige;
  • É importante a presença do pastor;
  • Roteiro da 1ª reunião: devocional, apresentação dos conselheiros, falar sobre a História dos ER, seus objetivos, os ideais, significado do nome ER, atividades da Embaixada, acampamentos, esportes, excursões, serviço real, sobre camaradagem, trabalho nos postos, programas da embaixada, etc...
  • Dar a palavra aos meninos para fazerem perguntas;
  • Anotar os nomes dos meninos na caderneta do Conselheiro;
  • Distribuir  e explicar o folheto “Para ser Embaixador”
  • Informar o dia e horário da próxima reunião.
  • OBS: esta reunião deverá ser registrada num livro de Atas da Embaixada e da igreja. A data de organização da Embaixada pode ser a data desta 1ª reunião ou a data que tenha sido aprovada na sessão da igreja.

B) A segunda reunião da Embaixada:

  • Agora o número de meninos pode variar
  • Devocional;
  • Arrolamento de membros;
  • Ensinar os Requisitos Mínimos;
  • Apresentar os Manuais de  Postos;
  • Falar sobre a diretoria da Embaixada;
  • Escolher o nome da  Embaixada;
  • Decidir o locar e horário definitivo das reuniões;

C) A terceira reunião da Embaixada:

  • Recrutamento;
  • Se já houver número suficiente eleger a diretoria.

ESCOLHENDO O NOME DA EMBAIXADA:

  • Não colocar nomes de pessoas vivas;
  • Homenagear pessoas falecidas;
  • Evitar nome do pastor da igreja;
  • Evitar nomes longos;
  • Usar nome bíblico.

OUTRAS DICAS:

  • Organize o estatuto da embaixada  (pág. 23 do Manual do Conselheiro);
  • Ter locar fixo, horário e dias para as reuniões;
  • Cada embaixada estabelece  e adapta seu calendário;
  • Pedir logo que organizada a embaixada, a sua Credencial. Esta credencial deve ser pedida ao DENAER.