Notícia

Conhecendo os Embajadores del Rey Mexicanos.

 

Entre os dias 12 a 19 de abril voamos para o México para conhecer os “Embajadores del Rey”, uma experiencia incrível que irei relatar os fatos mais importantes. Conhecer um país com uma cultura tão polarizada com é o México foi um desafio para mim, a começar pela língua que achamos que é fácil, mas não é. Então fui com a cara e coragem, pois yo no hablo espanhol. Desembarquei no aeroporto internacional da cidade do México e já começa a primeira peleja. Ao chegar fui selecionado pela imigração para verificação de documentos, aquele momento que você acha que tudo vai dar errado. Após 5h de espera numa pequena sala no aeroporto, recebi a liberação para entrar no país.

Fui carinhosamente recebido pelo Hermano Octavio Contreras e seu filho que também se chama Octavio. Irmão Octávio é membro e conselheiro de ER na Iglesia Bautista Sinai de Coyoacan. Saímos do aeroporto e fomos conhecer um pouco da cidade do México e almoçar. E aí me vem mais um desafio, a comida mexicana que tradicionalmente é muito apimentada. Fui prudente e não encarei de primeira a comida como eles costumam comer e aos poucos fui me adaptando comendo os famosos tacos. Após uma volta pelo centro da cidade do México fomos para a residência do irmão Octavio que fica bem próximo ao Estádio Azteca a qual tive o privilégio de conhecer numa parada rápida, não podemos entrar pois, o estádio estava fechado, mas não perdi a oportunidade de tirar algumas fotos.

Chegando na residência conheci a irmã Karla e Daphne, esposa e filha do irmão Octavio. Uma família abençoada que serve a Deus fielmente ensinando seus filhos no caminho que deve andar. No domingo de manha fomos a IB Sinai e foi interessante conhecer a liturgia de uma igreja batista tradicional naquele país. Uma igreja bem tradicional que louva a Deus através dos cânticos do hinário Cristão, bem similar ao nosso Cantor Cristão. No culto da noite foi convidado para trazer a mensagem de Deus a igreja e com auxilio de uma missionária brasileira que reside há alguns anos no México, pude fazer a pregação e a missionária fez a tradução do português para o espanhol de forma simultânea. 

Na segunda feira acordamos bem cedo e fomos a IB Sinaí para pegar os ER que iriam conosco para o acampamento. Após uma viagem de 4 horas chegamos a cidade de Querétaro onde esta localizado o acampamento Palavra e Vida, sede do acampamento nacional dos ER. Um local maravilhoso situado próximo a um povoado bem pequeno e muito perto também da La Peña de Bernal, ponto turístico muito visitado e é considerado o terceiro maior do mundo, depois da Rocha de Gibraltar, na Espanha e do Pão de Açúcar, no Brasil.

As embaixadas foram chegando de carro oriundos de várias partes do pais chegando ao número de aproximadamente 200 inscritos. Fui interessante conhecer o modelo de organização deles e como o irmão Denis Contreras, Promotor Nacional do ER no México conduzia toda sua equipe. Homens valentes e apaixonados pela obra missionária com os ER. O irmão Denis é um servo comprometido com as coisas do reino, foi empolgante acompanhar sua garra e dedicação em tudo que acontecia no acampamento. Ele se dedica ao ministério de forma voluntaria e vem desempenhando um trabalho sensacional. Os ER no México irão celebrar em 2020, 80 anos de organização fruto de um trabalho missionário que se iniciou na fronteira com os Estados Unidos. Os ER no México se mantem firmes em representar a Jesus e o trabalho estar crescendo consideravelmente neste tempo.

Pude acompanhar e participar das competições do acampamento que em sua maioria são atividades recreativas sem a disputa entre embaixadas. As competições entre embaixadas são realizadas através somente de provas bíblicas, como por exemplo: Prova do livro de Genesis, conhecimento geral da biblia, etc.

Uma diferença bem grande que encontrei foi o sistema de premiação das embaixadas campeãs, pois eles possuem um troféu de 1º, 2º e 3º colocados geral que são troféus únicos e rotativo, ou seja, a embaixada ganha o troféu e no próximo ano tem que leva-lo para entrar na disputa novamente. No troféu é fixado uma pequena placa informando o nome e o ano que embaixada ganhou.

No acampamento também estavam presentes os Heraldos del Rey uma organização para rapazes bem parecida como o GAM. Durante todo o acampamento recebemos a visita de lideres da União Missionária de Homens e também do presidente da Convenção Batista Mexicana, irmão Adolfo Salazar.

Adquiri o livreto em Espanhol que fala sobre as organizações: ER, Heraldos del Rey e Sembradores de la Palavra (uma espécie de Sociedade de Homens Missionários), este material será compartilhado com missionários que estão em países de língua espanhola e querem trabalhar com essas organizações missionárias.

Uma experiencia que ficará marcada em minha vida, pois em cada momento puder ver a mão do Senhor me conduzindo nesta viagem missionária que só foi possível ser realizada pela intervenção de Deus. Louvo a Deus pela vida do irmão Denis Contreras que vem desempenhando o trabalho missionário como os ER com maestria e dependência de Deus.

Que Deus continue conduzindo este trabalho missionário em todas as nações até que o Senhor venha.

 

A si que, somos embajadores em nombre de Cristo, como si Dios rogase por medio de nosotros; os rogamos em nombre de Cristo; reconciliaos com Dios.

II Corintios 5:20


 
 

Fotos